As aplicações de Botox (toxina botulínica tipo A) são ideais para aquelas pessoas que não querem, ou não precisam, passar por uma cirurgia estética para eliminar rugas e linhas de expressão. No entanto, a idéia de que as expressões faciais poderiam sumir depois da aplicação da substância assustou muitas pessoas que estavam em busca de um tratamento. O que ajudou a desmistificar a ação do Botox foram as aplicações personalizadas.
"As pessoas têm medo de ficar com a chamada 'cara de Botox'", afirma André Braz, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo o profissional, a tendência é uma aparência mais natural que não revela que a pessoa passou pelo procedimento.
O dermatologista conta que no início do uso do Botox as mulheres queriam que ficasse evidente a utilização do produto. "Antes era um status, o Botox era algo chique e caro", conta.
Para Silvana Coghi, dermatologista do Hospital São Camilo, o segredo está na quantidade da aplicação e nos pontos da face escolhidos. "O Botox precisa permitir os movimentos dos músculos, mas sem deixar que as rugas se formem", explica.
E foi justamente esse ponto de equilíbrio que buscou a jornalista Tereza Falcão, de 43 anos. "Minha idéia não era a de ficar esticada, primeiro porque não combina com a minha idade", diz.
Tereza, que tinha receio quanto ao resultado do Botox, classifica sua primeira aplicação como uma forma de teste. "Gostei tanto que decidi fazer novamente".
De acordo André Braz, o profissional que for aplicar a técnica tem que ter um senso de estética muito aguçado. "O médico precisa avaliar o que o paciente quer e saber frear suas intenções quando o que ele pede não é possível tecnicamente ou por que ficará feio esteticamente", indica.
Segundo o dermatologista, um profissional capacitado para realizar as aplicações é o fator mais importante para um bom resultado. E os especialistas mais indicados são os dermatologistas e cirurgiões plásticos.
Antes de decidir fazer sua primeira aplicação, Ana Elvira Mendes Buhaten, 49, leu muito sobre o assunto e foi em busca de um profissional com experiência. "Já fiz duas vezes e farei quantas aplicações forem necessárias", diz a bioquímica. Segundo ela, a maior vantagem da técnica é o fato dela não ser um método cirúrgico. "Você não precisa ficar internada e o resultado aparece rapidamente".
Apesar da procura do tratamento ser maior entre as mulheres, os homens estão aderindo cada vez mais ao Botox. Segundo Silvana Coghi, eles começam a se preocupar por volta dos 40 anos e a maioria deseja eliminar as linhas de expressão na testa. Já as mulheres ficam mais incomodadas com as rugas em volta dos olhos e e
terça-feira, 27 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário